Sabotadores Financeiros – Efeito Manada

Você sai para almoçar fora com a família e se depara com dois restaurantes que parecem ser muito bons. Você percebe que o primeiro restaurante está cheio e com fila de espera, enquanto que o segundo está vazio. Em qual desses dois restaurantes você decidiria almoçar com a sua família?

                Olá Protagonista. Estamos falando de sabotadores financeiros e a resposta a esta simples pergunta pode dizer muito sobre suas finanças pessoais. Quer saber mais e entender como isso é possível? Então, leia este artigo até o final, porquê eu vou falar sobre um grande vilão às suas finanças e como fazer para não cair nas armadilhas criadas por ele.

                Se você é como a maioria, na questão dos restaurantes, certamente você decidiu pelo que estava com fila. Este tipo decisão inconsciente, ocorre devido a um fenômeno chamado Efeito Manada e é sobre isso que falaremos hoje.

Você já percebeu que indivíduos que estão em um mesmo grupo se comportam de maneira muito parecida?

Nós somos seres sociais e, para sermos aceitos nos grupos, por uma pressão social de pertencimento, acabamos, muitas vezes, nos comportando como a maioria para não sermos rejeitados. Até mesmo para questões em que um indivíduo saiba que não vai encontrar as respostas que busca fazendo as coisas daquela maneira específica, ele acaba, muitas vezes, fazendo como as outras pessoas por acreditar que em um grupo tão grande de pessoas que “fazem daquela forma” existe alguém que sabe mais que ele e por isso é assim.

Por isso, muitas vezes, as pessoas ficam endividadas por exagerarem no consumismo, comprando itens em “mega promoções”, somente porque as outras pessoas também estão comprando. Por isso, também, muitas vezes pessoas inteligentes perdem dinheiro investindo  em ativos financeiros porque os outros estão fazendo, mas fazem no timing errado, ou seja, quando estes ativos começam a ter queda em seu preço.

                Você tem por hábito, tomar suas decisões financeiras usando como base, as decisões pessoas que estão próximas a você?

                Quanto mais honestidade você tiver nas respostas a essa e as outras perguntas que já foram feitas neste vídeo, mais você vai entender que se comportar como a maioria é atrair para si os mesmos resultados que a maioria tem.

                Deixa eu te falar algo sobre a maioria hoje, no que se refere à finanças pessoais:

                Segundo dados do IBGE, mais de 60% da população hoje, está endividada e um levantamento do SPC SERASA, com mais de 600 entrevistados, aponta que 85% das pessoas compram por impulso.

                Você consegue compreender que seguir a manada pode te trazer mais prejuízos do que benefícios?

                Nenhuma pessoa que tenha conquistado objetivos reais e palpáveis, de verdade, fez isso seguindo a manada e você deve seguir um fluxo diferente também. Só assim você vai ter as ações e os comportamentos que farão a diferença para a conquista de seus objetivos.

É algo que pode parecer muito assustador, mas, pare e reflita: As pessoas de quem você está replicando os comportamentos, estão conseguindo chegar aos resultados que você busca?

                Se a resposta a esta pergunta for não, porque você ainda está fazendo isso?

                Não quero dizer para você que vai ser mais fácil se você decidir mudar, porque não vai ser, pelo menos, não no começo, mas eu garanto para você que, se você topar pagar o preço e persistir repetindo comportamentos mais assertivos e com base nos seus valores, você vai ter a vitória que você merece. Confia, agradece e segue.

                Mas, Fábio, não tenho nem ideia de por onde começar. Como eu faço?

                A primeira coisa a ser feita é parar de comprar por impulso e levantar os danos até aqui. E quando eu digo levantar os danos, eu quero dizer encarar de frente seu fluxo de entradas e saídas de recursos mensais para entender de onde vem o seu dinheiro e para onde ele está indo. Assim, você vai entender e identificar onde estão os pontos críticos a serem corrigidos.

Depois disso, você vai fazer um plano de ação para entrar em campo de uma maneira diferente e consciente. Você pode usar o modelo 5W2H, da administração de empresas. Serve bem para este momento. Caso você nunca tenha ouvido falar neste modelo de plano, tenho certeza de que tem muita coisa na internet a este respeito. Procure estude o assunto e ponha em prática, mas ponha em prática com energia e disposição.

Assim, você vai começar a perceber resultados bastante diferentes e satisfatórios já nas primeiras semanas de aplicação.

Também é muito assertivo, em paralelo, você ler, assistir vídeos, fazer um treinamento ou curso sobre desenvolvimento pessoal. As pessoas que tem mais resultados, são aquelas que se conhecem bem e estão constantemente se aprimorando através desses treinamentos.

O valor de investimentos se tornam muito atrativos se levado em consideração os resultados que você passa a ter depois de aplicar os conceitos desses treinamentos. Conheço pessoas que através de meus treinamentos dobraram suas receitas mensais em até 30 dias.

Se eles conseguiram, você também consegue.

                Isso faz sentido para você? Então, pense à respeito, mude a sua postura e viva a vida que você merece. Gostou deste artigo? Compartilhe este artigo com os seus amigos, pelos grupos de whatsApp, para que eles possam ter também acesso a este conteúdo e possam aplicar as sacadas em suas vidas.

A sua presença aqui é muito importante para mim, por isso, continue acompanhando o meu blog. Um grande abraço e nos vemos no próximo artigo.

Este site utiliza Cookies para melhorar a sua experiência. Ao clicar em aceitar você concorda com os termos de uso e políticas de privacidade.