Sabotadores Financeiros – Hiper Aversão a Perdas

Quero fazer uma aposta com você: Vou jogar essa moeda para o alto e tirar cara ou coroa, se der cara, eu te dou 100 reais do meu bolso, mas se der coroa, você me dá 100 reais do seu. E aí, você topa fazer essa aposta?

Olá Protagonista. Estamos Falando de Sabotadores financeiros e, se você é como a maioria, certamente não topou a aposta de 100 reais.

Isso acontece por uma tendência, muitas vezes sabotadora, que pesquisadores chamam de Hiperaversão a perdas. Segundo essa teoria, as pessoas só aceitam o risco quando o ganho potencial é de, pelo menos, duas vezes mais que a perda potencial, significando dizer que, em vez de jogar para ganhar, as pessoas comumente preferem jogar para não perder.

Essa tendência, nada tem a ver com a lógica. Pesquisas da neurociência apontam que, por uma questão de sobrevivência, nossa mente tem mais facilidade em registrar as experiências que não são tão boas do que as boas.  

Comparativamente, é como se, para a nossa mente, as experiências que são boas, passassem como água batendo em uma panela de teflon, ou seja, não tem boa aderência e as experiências que não são tão boas, fossem como velcro, significando que aderem muito facilmente, ou seja, do ponto de vista psicológico, a dor da perda é sentida com muito mais intensidade do que o prazer ganho. Então, normalmente, para que eu enxergue um motivo, forte o suficiente para agir e encarar as probabilidades, a recompensa deve ser, pelo menos o dobro do que eu vou perder, caso eu não tenha êxito.

A hiperavesão a perdas gera ansiedade e induz as pessoas, de maneira ilógica, a criarem os piores cenários em suas mente, com relação aos objetivos que poderiam atingir, sem nenhuma base de comparação ou comprovação prévia que os sustentem, induzindo, muitas vezes, a comportamentos impulsivos comandados por essa ansiedade e medo.

Então para não “correrem o risco de perder”, essas pessoas acabam assumindo desafios muito abaixo de suas reais capacidades pelo medo de falharem e se arrependerem.

Foi feito um experimento com macacos em duas situações distintas:

Na primeira situação, entregaram uma maçã ao macaco e mediram o nível de satisfação deste macaco.

Na segunda situação, entregaram duas maçãs para o macaco, mas, logo depois retiraram dele, uma das maçãs e mediram o seu nível de satisfação.

Em qual das duas situações você acredita que foi maior o nível de satisfação?

Se você respondeu “na primeira”, você acertou em cheio. Mesmo tendo exatamente o mesmo resultado final, de uma maçã, o fato de o segundo macaco ter recebido duas maçãs e ter sido privado de uma delas, fez com que seus níveis de satisfação caíssem consideravelmente.

Isso nos dá um sinal claro, de como a nossa mente nos prega peças se não estivermos atentos.

Entenda que não estou aqui dizendo para você investir seus recursos em investimentos arrojados sem ter conhecimentos sobre esses ativos e nem nada parecido. Só quero que você pense à respeito das empreitadas que você tem deixado de se colocar por medo de não dar certo.

Uma das formas mais assertivas de você evitar cair em armadilhas criadas por este vilão é buscar se conhecer melhor. Conhecer seus valores e se aprofundar no conhecimento do seu eu.

Assim, você vai chegar a questões, cujas respostas vão te trazer os insumos mais assertivos para que você possa se sentir mais confiante para tomada de decisões que tem mais a ver com você e com seus reais objetivos de vida.

Existe muito conhecimentos à disposição para que você possa se aprofundar e desenvolver resultados incríveis, que te levarão a ter a vida que você merece.

Então leia livros, procure por conteúdos relacionados a desenvolvimento pessoal na internet. Faça cursos e treinamentos digitais ou, quem sabe, presenciais. Tenha mentores e faça coaching. Faça isso e não deixe que a falta de confiança te paralise. Você merece muito mais do que isso e eu sei que você pode.

Se fizer sentido para você, eu vou deixar na descrição deste vídeo, um número de whatsApp, onde eu tenho uma lista VIP que recebe semanalmente conteúdos gratuitos sobre Empreendedorismo, finanças pessoais, liderança e protagonismo. Me mande uma mensagem que eu terei o prazer de te cadastrar nesta lista e te passar conteúdos que, certamente, vão agregar muito na sua jornada rumo à vida que você tanto busca e tanto merece.

Isso faz sentido para você? Então, pense à respeito, mude a sua postura e viva a vida que você merece. Gostou deste artigo? Compartilhe este artigo, com os seus amigos, pelos grupos de whatsApp, para que eles possam ter também acesso a este conteúdo e possam aplicar as sacadas em suas vidas.

A sua presença aqui é muito importante para mim. Um grande abraço e nos vemos no próximo artigo.

Este site utiliza Cookies para melhorar a sua experiência. Ao clicar em aceitar você concorda com os termos de uso e políticas de privacidade.